Clique para se inscrever


papel do músculo máximo na corrida

A contração do glúteo máximo é bem diferente quando comparamos sua atividade durante a caminhada e durante a corrida.



1 – A contração do glúteo máximo é bem diferente quando comparamos sua atividade durante a caminhada e durante a corrida. Durante a corrida, o glúteo máximo possui uma atividade bifásica, o que significa que é acionado em 2 momentos diferentes, sendo o primeiro imediatamente anterior a fase de apoio na qual o músculo é ativado para acelerar o movimento, e um segundo momento durante os 2/3 finais da fase de balanço no qual o músculo é ativado excentricamente para frenar o movimento evitando assim que o membro inferior se desloque muito anteriormente durante a corrida. Interessante notar também que saindo da caminhada em direção à corrida, quanto mais se aumenta a velocidade mais o glúteo máximo é ativado. Da caminhada à transição para corrida, a contração do glúteo máximo aumenta 50%, chegando a contrair 2x mais quando se atinge velocidades maiores de 7km/h a 14km/h.

2 – A inclinação do tronco anteriormente (flexão do tronco ) ocorre a uma velocidade angular de 25 a 75 graus/segundo na caminhada enquanto na corrida essa velocidade é de 150 a 250 graus/segundo, comprovando que umas das ações do GM durante a corrida é de também estabilizar o tronco evitando seu deslocamento excessivo para frente.

3 - Quando comparamos ainda o início da ativação do GM durante a caminhada e a corrida percebe-se durante a caminhada que o músculo é ativado após a fase inicial do apoio, enquanto que na corrida a ativação do GM ocorre antes à fase de apoio, antecipando assim e prevenindo a desestabilização do tronco.

4 – O músculo GM funciona com um extensor do quadril e atua junto com o bíceps femoral na geração de trabalho durante a corrida.

Hipóteses sobre a origem evolucionária do GM

Comparação entre humanos e não-humanos primatas ( especialmente os gorilas )

• Nos humanos existe uma ampliação da porção mais cranial do GM, o que sugere que uma de suas principais funções é a de estabilizar o tronco durante a corrida o que não é tão necessário para os não-humanos primatas já que são quadrúpedes ao se locomoverem.

• O GM atua em conjunto com o músculo eretor espinhal, contribuindo para a estabilização do tronco durante a caminhada e corrida, o que não ocorre nos não-humanos primatas



Músculo












Apoio