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papel dos músculos do quadril na corrida.

A musculatura do quadril é extremamente importante durante a corrida



A musculatura do quadril é extremamente importante durante acorrida, falando especificamente dos extensores de quadril o Glúteo Máximo (GM) e ísquiostibiais e dos abdutores e rotadores laterais Glúteo Médio e Mínimo desempenham um papel muito importante para incrementar a velocidade da corrida.

A ação do GM se da principalmente em 2 momentos: no terço final da fase de apoio (perna em contato com o solo) onde a contração concêntrica do GM aumenta a força de tração/propulsão do membro inferior, contribuindo assim para a aceleração do corpo; e depois durante os 2/3 finais da fase de balanço (perna no ar, sem contato com o solo) onde juntamente com os isquiostibiais tem a finalidade de estabilizar a pelve e desacelerar o membro inferior para um contato mais suave com o solo, isto ocorre devido a uma ação excêntrica (contração muscular em alongamento, inserção muscular se afasta da origem) destes dois músculos formando um par de força importantíssimo durante a corrida.

O Glúteo Mínimo e Médio não ficam para traz e desempenham uma função importantíssima, eles controlam as forças que tendem a jogar os joelhos para dentro durante a fase de apoio. Estudo realizado na Universidade Stanford encontrou um aumento da atividade eletromiográfica (exame padrão ouro realizado para determinar a intensidade da atividade muscular) dos adutores de quadril e conseguiram correlacionar isto com um déficit de ativação muscular dos rotadores laterais e abdutores de quadril o que gera uma sobrecarga muito grande em toda região lateral da coxa e joelhos, fazendo com que muita energia elástica seja dissipada sem necessidade, diminuído a eficiência durante a corrida.

A nova abordagem terapêutica tem um caráter preventivo, onde se avalia a ação muscular dos Glúteo independentemente do corredor apresentar sintomas ou não. Atualmente o enfoque muscular passou a olhar com muito carinho para a musculatura do quadril em especial dos Glúteos pois quando trabalhado de forma correta, melhora a eficiência da corrida e de quebra ainda previne patologias do joelho.














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